Urso é abandonado em Sobral por Circo Europeu

image

Depois de quase morrer abandonado em uma estrada, o urso pardo apelidado de Dimas encontrou um novo lar no Zoológico de Canindé, que fica a 120 quilômetros de Fortaleza. O urso foi encontrado, no último dia 15, às margens da BR-222, depois de permanecer dois dias em cima de uma carreta.

Pessoas que passavam próximo à entrada do município de Sobral acionaram o escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sobral. Os agentes constataram que o animal encontrava-se em condições precárias. Além de estar numa jaula com tamanho inadequado para uma espécie daquele porte, um pouco de água e cenouras eram tudo que Dimas dispunha para se alimentar.

‘‘O urso estava ali há pelo menos dois dias, prestes a ter problemas sérios de desidratação e insolação por conta do forte calor e da falta de alimentação adequada’’, relata o analista ambiental do Ibama, Alberto Klefasz.

Segundo ele, o urso pertencia ao Circo Europeu, que mandou um representante ao local. Identificado apenas como Átila, ele disse que o animal, que estava sendo transportado de Maracanaú para Camocim, foi deixado ali porque o caminhão quebrou e eles foram em busca de outro meio de transporte. O circo foi multado em R$ 3 mil e o animal, apreendido.

O urso foi transportado para Canindé, local mais próximo onde havia condições de abrigá-lo provisoriamente. Após sedar o animal, a equipe do Zoológico de Canindé constatou que o animal teve as garras das patas dianteiras, as presas e os dentes incisivos arrancados, além de uma lesão no olho direito.

Fonte:  Diário do Nordeste

O povoamento de Granja

O povoamento do município de Granja, antigamente chamado Macavoqueira e Santa Cruz do Coreaú, foi dos mais antigos que se procedeu na Capitania do Ceará Grande. Várias tribos habitavam a vasta região beneficiadas pelas ribeiras férteis do rio Coreaú.

Nos ídos de 1702, Miguel Machado e seu irmão, receberam, datado de 3 de agosto daquele ano, no Recife, uma doação de cinco léguas de terras com uma de largo na margem oriental do Rio Coreaú, medindo-as o desembargador Cristovão Soares Reimão. Figuram como primeiros colonizadores desta região Portugueses e Baianos que às voltas com os indígenas localizaram-se à margem do rio Coreaú, onde hoje erguida está a cidade de Granja.

A povoação que se chamou também Ribeira do Coreaú, foi elevada à categoria de vila por alvará de 27 de junho de 1776, com a denominação de Granja. Como fatos marcantes que enriquecem a história de Granja destacam-se a inauguração da ferrovia aos 15 de janeiro de 1881 e em agosto de 1889 a visita que fez à cidade Conde D`Eu, neto do Rei da França.

Jovens granjenses comemoram o Dia Nacional da Juventude

image

Mobilizados pelo padre Luciano, jovens granjenses se uniram hoje com outros jovens da Diocese de Tianguá-Ce para comemorarem o Dia Nacional da Juventude 2008, com o tema JUVENTUDE E MEIOS DE COMUNICAÇÃO e slogan: Queremos pautar as razões de nosso viver!

  O evento ter inicio às 14 horas, com concentração no patamar da Igreja Matriz, de onde saíram em caminhada ao Ginásio Poliesportivo Arrudinha, aonde se expressaram através da música e do teatro amador. Cada grupo de jovens buscou, além da reflexão sobre a imagem da juventude na média, representar suas cidades da melhor maneira possível.

  Após as apresentações, o Bispo diocesano Dom Francisco Javier encerrou o evento com uma missa na quadra do Ginásio.

Por: Lira Dutra

Mais Fotos

image

image

Eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência

O segundo turno das eleições municipais será realizado neste domingo (26) em 30 cidades brasileiras, além do município de Benedito Leite, no Maranhão, onde o turno único da eleição será realizado novamente, em função do pleito do dia 5 último ter sido anulado.
Neste dia, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral terá de justificar sua ausência. No Ceará, onde não haverá segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral vai instalar mesas de justificativa em 218 locais distribuídos por Fortaleza e pelo interior. Os locais irão funcionar das 8h às 17h.
Para justificar sua ausência, basta que o eleitor, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto, dirija-se a qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral e entregue o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido.
O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do TSE e dos tribunais regionais eleitorais de cada Estado. (Clique aqui para imprimir o formulário).
Após o dia da votação, o eleitor tem o prazo de até 60 (sessenta) dias para formalizar a justificativa eleitoral, encaminhando requerimento ao juiz da zona eleitoral em que for inscrito.
Locais de Justificativa - Fortaleza
Locais de Justificativa - interior

Fonte: Redação O POVO Online

Granja no Roteiro

A 6ª edição do Rally Parnacorreia, prova off-road tradicional, que praticamente encerra a temporada de enduro e rally no Piauí, e é realizada sempre no litoral piauiense, já está completamente definida e acontecerá nos dias 28 a 30 de novembro, entre Camocim, no Ceará, e Parnaíba, Piauí. Este ano, a organização, por meio da LB Eventos, já comemora o sexto ano da competição. O evento está redondo e terá disputas nos carros 4x4, quadriciclos, motos, mountain bike e enduro a pé. Para as motos, a prova valerá com última etapa do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade.
Os dias 28 e 29 serão voltados para a equipe técnica do evento concluir as vistorias técnica e médica dos inscritos, segundo orienta o regulamento e também para o briefing e a largada promocional, ambas no dia 29. A radicalidade vai tomar conta do litoral mesmo no dia 30 de novembro. Pela manhã, a Av. beira Mar, em Camocim, será tomada com a largada oficial dos motorizados: Motos, quadriciclos e os carros 4x4, rumo à Parnaíba.

O diretor geral da prova, Lívio Borges, informou que estão previstos 200 km de percurso para as motos e quadriciclos e 300 km para os 4x4. Um dos diferenciais do Parnacorreia, este ano, é que os competidores terão que atravessar o rio de balsa. Após deixar a balsa, a prova segue pela praia de Tatajuba até adentrar em solo piauiense, depois de passar pelos municípios de Granja, Barroquinha e Chaval. A chegada e a premiação serão no mesmo dia na Av. Beira Rio, em Parnaíba. A equipe técnica começa nesta sexta-feira ((24) o primeiro levantamento da competição, concluindo o mesmo no domingo (26).
Já as provas de enduro a pé e bike terão largada e chegada na Lagoa do Portinho, em Parnaíba. Os enduristas a pé terão um desafio de 10 km e as bikes aproximadamente 60 km de prova. Todos os primeiros colocados de cada categoria das bikes receberão como prêmio bicicletas Houston e na premiação acontecerá ainda um show de bike trial da Equipe Houston Bike.
As inscrições estão abertas no site do evento www.parnacorreia.com.br Além da taxa da inscrição, cada participantes deverá entregar ainda um kit brinquedo. A organização fará a doação para creches e a famílias carentes da região.

Fonte: CamocimOnline

Roteiro

 

A banalização da solidariedade e o mundo Globalizado, fora daqui.

Qualquer estímulo repetitivo tende a ser banalizado. Se você estiver em uma sala, escutando o “tic tac” de um relógio, dentro de alguns minutos você pára de escutá-lo.

Quantas vezes vemos uma criança deitada ao relento e nem sequer paramos para perguntar se ela precisa de alguma coisa. É comum vermos nas ruas de nossa cidade, pessoas com fome e sem nenhuma perspectiva de vida.podemos ver facilmente crianças sem escola, sem saúde, sem dignidade pra ser simplesmente uma criança. Pessoas dormindo em calçadas a noite sem casa ou moradia, sendo assaltadas, denúncias de corrupção e fingimos que nada acontece. Passamos despercebidos, indiferentes. Deixamos o mal se proliferar diante de nossos olhos e abandonamos qualquer tentativa de tentar mudá-lo.

Pessoas morrem à míngua abaixo de nossos narizes e chegamos a escutar seus gritos de socorros. Mas nada podemos fazer e nada faremos, pois não somos sobrinho, não somos tio, ou mesmo primo.

Tudo bem até aí!

Tava vendo alguns Orkut´s de amigos e vi bem grande e em negrito “LUTO”, fiquei logo perguntando quem seria e se eu também conhecia, quando ve

Fonte: O Pasquim Granjense

Ibama realiza maior apreensão do ano

500 ANIMAIS

Um criadouro ilegal de animais silvestres, na entrada de Camocim, foi descoberto ontem pela Polícia Militar Ambiental em parceria com o Ibama de Sobral. Cerca de 500 animais, entre diversos pássaros, macacos, raposas e até uma onça, ficavam enjaulados num sítio, localizado atrás de um motel.
Conforme o chefe da fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Cacho Ribeiro, essa foi a maior apreensão de 2008. Segundo ele, o Ceará já soma mais de 4,8 mil animais resgatados. Em 2007, as apreensões chegaram a 2,7 mil. “Depois que passamos a contar com maior atuação da Polícia Ambiental e Semace, nosso trabalho ficou mais amplo”, diz.
Os animais apreendidos ontem foram deslocados durante toda a madrugada e devem estar reunidos em Fortaleza ainda hoje. Conforme Rolfran, eles serão encaminhados para o Centro de Triagem do Ibama, em Messejana, onde recebem cuidados de veterinários e biólogos, para, depois, serem devolvidos à natureza.
Rolfran destaca o trabalho da Polícia Ambiental na fiscalização de feiras livres da Capital e no Interior, principalmente em Sobral, Crato, Iguatu, Tauá, Crateús, Quixadá e Quixeramobim. Com essa integração entre os órgãos, o chefe da fiscalização do Ibama afirma ser possível dar mais atenção a problemas como a pesca da lagosta miúda e o desrespeito das áreas de preservação ambiental.
Rolfran acredita que a multa para o dono do criadouro ilegal descoberto ontem irá ultrapassar os R$ 250 mil. Ele explica que, para cada animal da nossa fauna, a multa estabelecida é de R$ 500,00. Para os ameaçados de extinção, o valor sobe para R$ 3 mil, e, os considerados em processo de extinção, valem multas de R$ 5 mil. Além disso, se condenado pela Justiça, podem pegar de seis meses a um ano de prisão.

Fonte:  Diário do Nordeste

Charge

image

Fonte:  Opovo.com.br

R$ 41 milhões

O próximo prefeito do município de Granja/CE, poderá administrar mais de R$ 41 milhões, de acordo com a Proposta Orçamentaria enviada para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. O Projeto de Lei 11/2008 que estima a receita e fixa a despesa do município para exercício financeiro 2009, elaborado pelo executivo, foi enviado para o Legislativo no mes de setembro. Como a Câmara Municipal estava de recesso, o projeto ainda não tinha sido apreciado, porém, ontem, 15 de novembro, foi aprovado na 8ª Sessão Ordinaria do 2º periodo Legislativo.

Será que o povo granjense sabe disso? Se realmente queremos mudança precisamos ficar de olho arregalados nos vereadores, pois eles tem poder de fiscalizar, cassar ou deixarem o prefeito fazer a festa com o dinheiro publico. Não se faz mudança agredindo, berrando no meio da rua (só em último caso) ou idolatrando um e outro candidato a prefeito. Se faz mudança é exendo a cidadania, que muito mais amplo.

Projeto de Lei nº 11/2008

Art. 2º  - Fica estimado a receita total do Município de Granja em R$ 41.257.320,00 (Quarenta e um milhões, duzentos e cinqüenta e sete mil, trezentos e vinte reais).

 

  Art. 7º - Esta Lei entrará em vigor a partir de 01 de janeiro de 2009.

Fonte: Blog do Lira

3º?

Ao final de um giro de cinco dias por três continentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou ontem, em Moçambique, que o mandato presidencial é muito curto para a realização de todos os projetos desejados por um governante. O comentário foi feito em duas ocasiões diferentes. No fim da tarde, a uma platéia de cerca de cem empresários brasileiros e moçambicanos, Lula fez uma defesa da manutenção da reeleição. Foi no momento em que, de maneira irônica, relatou as dificuldades legais para construir uma hidrelétrica no Brasil. "No Brasil, um presidente da República que quiser fazer uma hidrelétrica de 3.000 megawatts precisa de dois mandatos. Num você toma a decisão, vai atrás do licenciamento, depois vai para licitação. Daí o empresário que perde entra com uma ação, é mais um ano. Depois, o Ministério Público acha outra ação, e quando está tudo resolvido o Tribunal de Contas entra com outra ação. É mais um ano. Acabou o mandato e você não fez nada", afirmou ele.

Fonte: Folha Online / CamocimOnline

Aviso!

O Gerente da EMATERCE da Granja e técnico em agropecuária, José Maurício Magalhães, realizará no próximo sábado, 18 de outubro, uma palestra sobre "A RECUPERAÇÃO DA CAJUCULTURA NO ESTADO DO CEARÁ".

 

Local: Instituto José Xavier
Horário: 16:30hs
Data: 18/10/08

Pedido de impugnação

 Manifestação

Candidato de oposição Romeu (PPS), que perdeu a eleição e entrou com ação para impugnar urnas com votos de pessoas já falecidas, loucos e de pessoas que teriam votado mais de uma vez na localidade de TIAIA. Lugar ao qual teve minoria de votos, fato diferente de outras localidades, cuja disputa eleitoral fora parelha. Percebendo que poderia ter havido fraudes, o mesmo solicitou a lista de votação daquele lugar.

 

Manifestantes partidários se reuniram e montam virgília enfrente ao Forum Municipal de Granja(Foto).

Por: FCesar Saldanha

Ponte Metálica sobre o rio Coreaú

ponte 

Clique na imagem para ampliar.

Aos 15 de janeiro de 1881, inaugurava-se a ferrovia. Foi uma festa animada e os comentários faziam-se em torno da ponte que havia sido adquirida dos Estados Unidos pelo irrisório preço, àquela época, de 46 contos de réis.

Surgimento de Granja

As primeiras edificações da cidade foram no local onde estão as casas do Coronel Inácio de Almeida Fortuna e de José Altino Angelim, à esquerda do pontilhão da Estrada de Ferro (no alto), e a de Antônio Diogo do Gouveia, no local conhecido como Alto do Piauí, hoje conhecido como Boulevard Coreaú, e no atual bairro dos pescadores, próximo ao pucu, as casas de Joaquim Ribeiro, naquele tempo chamada Passagen de Santana, e também como antiga Sobradão que pertenceu ao Coronel Salustiano (hoje de propriedade da família Gouveia).

Fonte: Revista Municipio em Ação – Março de 1986

Candidato questiona resultado de eleições

Romeu Aldigueri (PPS) solicitou à Justiça Eleitoral a anulação dos votos de duas urnas eletrônicas, alegando suspeita de fraude

O resultado das eleições para prefeito de Granja, a 352 quilômetros de Fortaleza, está sendo questionado pelo candidato derrotado Romeu Aldigueri (PPS). Após perder por 36 votos, ele solicitou à Justiça Eleitoral a anulação dos votos de duas urnas eletrônicas, alegando suspeita de fraude. Caso os 594 votos computados na 26ª e 153ª seções eleitorais sejam cancelados, o prefeito eleito Esmerino Arruda (PSDB) poderá perder o cargo em 2009, garantindo a vitória a Aldigueri.
Entre as supostas irregularidades apontadas pelo candidato nas eleições, estão dois casos de votação em duplicidade - situações em que um eleitor vota mais de uma vez, assinando no lugar de outra pessoa. Aldigueri, sobrinho de Esmerino, também relatou que um homem impedido de votar pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teria ido à urna da 153ª seção e participado normalmente da eleição. O último caso diz respeito à possível computação de um voto sem que tenha sido registrada assinatura ou impressão digital do eleitor correspondente.
Outro ponto questionado pelo candidato derrotado é o fato de a 153ª seção estar localizada em uma escola pública instalada na Fazenda Tiaia, de propriedade de Esmerino Arruda. Dos 320 eleitores que foram à seção, 256 votaram em Esmerino, segundo dados do cartório da 25ª Zona Eleitoral. Além disso, argumenta-se que o índice de abstenção de 8% registrado na seção é bastante inferior à média das demais, que ficou em torno de 15%.
Defesa
O deputado estadual Gony Arruda (PSDB), filho do prefeito eleito, disse que considera "cara de pau" a iniciativa de Aldigueri, relembrando o episódio em que o candidato teria fraudado a voz do presidente Lula (PT) na propaganda eleitoral. "Do jeito que fazem com a voz do presidente da República, podem fazer de tudo", disse o deputado.
Gony argumentou que a região da Fazenda Tiaia sempre foi reduto eleitoral do pai. "Historicamente, a grande maioria dos eleitores dali são nossos. Por isso a grande quantidade de votos", justificou o tucano. O advogado de Esmerino, Wilson Vicentino, disse que os casos de irregularidade apontados pela coligação de Aldigueri não são suficientes para anular todos os votos das urnas. "Eles levaram 40 advogados para acompanhar a votação. Tinha fiscais deles em todas as seções, mas ninguém fez nenhuma objeção sobre a lisura da eleição. Agora, querem tumultuar o processo".
Segundo o chefe do cartório da 25ª Zona Eleitoral, Tiago Sobreira, o juiz eleitoral de Granja deverá analisar o caso até o dia 13 de novembro, data da proclamação dos eleitos. Caso seja derrotado em primeira instância, Esmerino Arruda poderá recorrer judicialmente.

 

Fonte:  Opovo.com.br

A tradição está preservada em Granja

Video exibido no programa VIA BRASIL

Granja desde 27/06/1776

Constando como um dos mais antigos redutos povoados e de maior extensão territorial da Capitania. Seus primitivos limites abrangiam vasta extensão territorial, compreendendo praia, sertão e serranias, nesses incluídos regiões lacustres, salgados, áreas costeiras, ilhas sedimentárias, várzeas, serrotes, vertentes, rios periódicos, solos profundos e argilosos, solos rasos e impermeáveis, solos pedregosos, tipos de vegetação arbustiva e esparsa, além de remanescentes florestais driáticos cuja existência se acha em fase de extermínio. Granja foi no passado aquilo que no presente diz-se, popularmente: Fui feliz e não sabia!

Fonte:  Ceara.com.br

Comparecimento em massa dos eleitores

Granja realmente está protaganizando algo inusitado nesse ano eleitoral, começou pela imitação da voz do Lula, fato que saiu até em jornais do exterior, depois foi o fato lamentável qu envolveu o assassinato de um integrante da equipe de montagem dos telões dos eventos do candidato Romeu. Agora, passados dois dias da eleição,recebo a informação que o clima lá está mais qunte que antes e que pelo jeito não tem data para esfriar. Segundo esse blog ficou sabendo, ontem o candidato Romeu Aldigueri, derrotado por Esmerino Arruda por 36 votos, fez um evento em praça pública, que teve o comparecimento em massa de seus eleitores (Foto), para anunciar que vai pedir não só a recontagem dos votos, como a conferência de todos os livros de votação, é que estão pipocando denúncias de que várias pessoas votaram usando títulos de defuntos, isso mesmo, em Granja a eleição está "além" das coisas terrenas. Agora é aguardar o resultado desse novo capítulo da já inesquecível eleição granjense.

Fonte: CamocimOnline

ESMERINO É ELEITO EM GRANJA

O candidato Esmerino Arruda foi eleito prefeito em Granja com 36 votos de vantagem , provavelmente uma das eleições mais apertadas da região norte do estado. O adversário dele, Romeu Aldigueri, seguia na frente até começar a apuração das urnas da zona rural, a partir daí a coisa apertou e Esmerino virou, finalizando com essa margem pequena de votos.

Esmerino Arruda: 12.772
Romeu Aldigueri: 12.736

Via Tadeu - CamocimOnline

Apuração 1º turno - GRANJA

Candidatos Votos
Milton Cassimiro - PSB 1668
Pedro Bodega - PSDB 1662
Chico Ezio - PSDB 1434
Zenaide - PSB 1427
Arnaldo Fontenele - PTB 1214
Falbe Teles - PSDB 1208
Rosa Helena - PSDB 1208
Nicanor - PSB 1198
Batista Sariema - PSDB 1124
Joao Ture - PSDB 1037