Cid Gomes visita Granja

cid2

O governador do estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, visitou na última quinta-feira a cidade de Granja. O governador visitou áreas que se encontra em estado critico devido às fortes chuvas que vem caindo na cidade, percorreu algumas ruas da cidade, visitou uma parte do trecho entre Granja e Camocim, vendo a real situação que se encontra e ainda sobrevoou o distrito de Timonha, que está ilhado devido o aumento do nível do rio timonha.

Logo após sua visita a Granja, o governador liberou R$ 200 mil, dinheiro para ser utilizado também de forma emergencial.

Vejas as fotos!
image

image

Fotos da cheia em Reriutaba-Ce

image

image

image

Fotos: Lycio Mororó

A cidade e as velas.

image

Charge feita por David Gomes.

Cheia em Sobral desabriga 420 famílias

As cheias do Rio Acaraú, que corta este município, continuam desabrigando famílias em seu leito. Ontem pela manhã, os números chegaram a 420 famílias desabrigadas, o que representa cerca de 1.700 pessoas, de acordo com a Defesa Civil do Município. Desse total, 380 estão somente na sede, ficando as demais famílias situadas em distritos. Os bairros mais atingido são: Tamarindo, Santa Casa, Pintor Lemos e Vila Recanto, onde a assistência ainda é deficitária, segundo os moradores. Os 18 abrigos disponibilizados pela Prefeitura estão todos ocupados e alguns deles não têm mais como receber desabrigados. A cena voltou a se repetir cinco dias depois que esses mesmo moradores foram obrigados a deixar suas casas devido ao nível do rio ter atingido seis metros de altura, atingindo 51 famílias no município. “Foi decretada situação de emergência, que deverá permanecer até que o problema se inverta”, disse o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino.

Fonte: DN

Vivo em fase de teste em Camocim

Segundo informações obtidas pelo blog Camocim Online, o sinal da operadora Vivo já estaria em fase de teste na cidade, entrando em operação de forma definitiva provavelmente a partir do sábado que vem. Como o Dia das Mães está bem próximo, as duas informações fazem muito sentido. Agora é esperar pra ver e ouvir.

A Vivo é a maior operadora de celular do Brasil, ela foi lançada no mercado no dia 13 de Abril de 2003 e é formada por 7 operadoras de celular nas Bandas A e B que pertenciam à Telefonica e Portugal Telecom. A Vivo adquiriu em 2007 a Telemig Celular e frequências na Banda L para a maior parte do Brasil, inclusive o Nordeste.

Fonte: Camocim Online

Fotos da Enchente do Rio Acaraú em Sobral

image 

image

image

image

Fotos retirada do Orkut.

RIO UBATUBA ARRASTA CASAS E DEIXA DESABRIGADOS EM CARNEIRO E RETIRO

O Rio Ubatuba recebeu muita água decorrente da chuva de ontem e supostamente de um açude que arrombou próximo à cidade de Granja. O nível subiu assustadoramente e o resultado disso foi a destruição do que ele encontrou pela frente. As localidades atingidas foram Carneiro e Retiro, essa útima já na divisa do PI-CE. Segundo informações obtidas com exclusividade, a enchente ocorreu mais fortemente durante a madrugada, pegando todos os moradores da região de surpresa, não dando tempo para que as "criações" fossem protegidas, o que causou a perda quase que total desses animais, arrastados pela correnteza. As casas de taipa foram as que mais sofreram. Quanto aos moradores, os mais atingidos foram os idosos. Várias pessoas foram levadas até uma escola na localidade de Retiro, que fica numa parte alta da região atingida. Os danos materiais ainda não foram calculados, o número exato de desabrigados também não e, por enquanto, não há registro de mortes. Os moradores ainda estão em estado de choque diante da violência com que as águas chegaram em plena madrugada. O blog voltará com atualizações sobre esse assunto sempre que houver mais informações.


Atualizando às 11:14h: A localidade de Retiro está com mais de 20 casas submersas, aproximadamente 70% do povoado está embaixo d'água.

Fonte: CamocimOnline.com

Chuva deixa desabrigados em Sobral

Em Sobral, a situação é crítica com a cheia do rio Acaraú. Após uma chuva de quase 90 mm, o rio que corta a cidade de subiu seis metros acima do normal. Com a cheia, prédios públicos, como a biblioteca e o Museu Madi, o único do Brasil do movimento, foram inundados pela água.

Nos bairros Tamarindo Pedrinhas, Dom Expedito, Terrenos Novos e Vila União, casas foram inundadas; sete abrigos foram improvisados para abrigar as 51 famílias ribeirinhas.

Na madrugada desta quinta-feira (22), 17 famílias que moram na localidade de Marrecos foram resgatadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A sangria do açude Forquilha, que não sangrava há quase 15 anos, fez o rio Madeira subir 70cm. De acordo com a Cogerh, o rio já começou a recuar e está com 50cm.

Em Várzea Redonda, sete famílias estão desalojadas e em Aracatiaçu, 68 famílias. A Defesa Civil distribuiu durante todo o dia de quarta-feira (22), kits de limpeza, cestas básicas e colchões.

A expectativa é de que os rios continuem diminuindo de volume e só assim as famílias poderão voltar para as casas.

Fonte: DN

CHUVAS NO CEARÁ

Cidade/mm
Amontada 141.4
Cariré 135
Crateús 134.2

Canindé 105
Meruoca 101
Sobral 97.2
Maranguape 91
Palmácia 90
Pentecoste 89
Irauçuba 88
Novo Oriente 87
Acaraú 86
Barreira 84
Fortaleza 83.4
Pacajus 83
Itapajé 80
Pindoretama 80
Granja 71

Trilha da Lama 2009 – Diário de Bordo (4)

diariodebordo

Chegamos ao fim de mais uma Trilha da Lama, infelizmente só conseguimos cobrir o primeiro dia de trilha, é meio complicado devido ao desgaste físico, você passa o dia todo pegando sol e chuva é meio cruel, quando se aproximava de Granja local aonde os pilotos iriam passa a noite a dor de cabeça bateu, não consegui nem fotografa a chegada dos participantes. Queria agradecer em primeiro lugar a Deus, Daniel Pinto, Jorge do ZuandoNet, Pompeu(meu auxiliar), João Paulo(motorista) e a todos que nos ajudaram. Em 2010 tem mais! Ah e não poderia esquecer que dias 16 e 17 de maio tem o Primeiro Chacal Off Road aqui na cidade de Granja, esperamos a presença de todos.

DSC04462

Trilha da Lama 2009 – Diário de Bordo (3)

diariodebordo

Confira algumas fotos da largada do evento em Bela Cruz.

DSC04453  DSC04462

DSC04481  DSC04499

DSC04484  DSC04512

(Clique nas fotos para ampliar)

Trilha da Lama 2009 – Diário de Bordo (2)

diariodebordo

5h 35m da manha de sábado. Já estamos de saída para a 9ª Trilha da Lama, e logo logo já vou postar aqui fotos do evento.

Trilha da Lama 2009 – Diário de Bordo

diariodebordo

Aí galera beleza? Inicia agora o diário de bordo da Equipe Chacal Off Road em mais uma Trilha da Lama.

Nesse momento 23h 20m encontra-se já em Bela Cruz parte da equipe que amanha vai participa da 9ª edição da Trilha da Lama, e amanhã cedinho sai o restante da equipe. Agente vai tentar cobrir passo a passo esse grande evento. Ah e não poderia deixar de convidar a toda a população a se fazer presente ali na avenida do canal, enfrente ao Hotel Casa Grande do amigo Teixeira, por volta de 4hs da tarde para prestigiar esse evento.

GRANJA ESTÁ NA LISTA DA DEFESA CIVIL

Dezoito municípios cearenses estão em estado de alerta em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado nesta quinta-feira. São eles: Acaraú, Caridade, Cascavel, Fortaleza, Granja, Icó, Iguatu, Itaiçaba, Itapajé, Maranguape, Nova Russas, Paramoti, Pentecoste, Quixelô, Redenção, São Luiz do Curu, Ubajara e Uruburetama. Itapajé é o mais afetado pelas chuvas com cerca de 2.500 pessoas atingidas. O município já decretou situação de emergência. Icó, também em situação grave, tem 1.600 afetadas pelas chuvas. Ao todo, já são mais de 14 mil pessoas afetadas pelas enchentes no estado, com 1.552 desalojados, 191 desabrigados, 244 residências danificadas e 46 destruídas.

Fonte: O Globo / Via: CamocimOnline.com

A praça sem bancos

DSC04133

Depois de longa espera pela conclusão da pracinha que fica em frente ao Colégio Estadual, a Prefeitura Municipal de Granja, entregou a praça ao povo pela metade. Como quem quer penalizar a população, o administrador e ditador não colocou nenhum banco na pracinha e a iluminação também praticamente não existe.

Se a população for conhecer de perto esta 9ª Maravilha, observará que terá que sentar no chão, como manda a tradição japonesa ou chinesa, tirar os sapatos e sentar para apreciar a sua beleza.

Como sabemos que as idéias do gestor-mor não pode ser questionada, dai concluímos que a entrega da praça sem bancos, deve ser para a população lembrar quem é que manda na cidade. Bem que o prefeito poderia aproveitar, já que não se tem uma iluminação digna, e colocar em cada canto da praça uma vela amaldiçoando a escuridão.

Fonte: Blog do Marcelo Marques

Próximo sábado Granja vai receber a 9ª Trilha da Lama

SDC11745 No próximo sábado dia 18 de abril a cidade de Granja vai receber a 9ª edição da Trilha da Lama que esse ano vai contar com a presença de mais de 60 participantes vindos de todo do o Estado do Ceará, serão cerca de 300 km que irão ser percorrido em dois dias.

(Foto: Levantamento da Trilha da Lama 2009)

Carta de Drummond a Lívio Barreto

"Rio de Janeiro, 25 de agosto 1974.

      Prezado Lívio Xavier,
.

    Seu livro de recriação do tempo e do ambiente da sua infância teve em mim um leitor interessado e encantado. Por sermos da mesma geração, o que se passou no Ceará do começo do século toca bastante minha memória sensitiva. Fui desde menino um leitor esfomeado de jornais, e acompanhei, com a ignorância dos meus 10-11 anos, a queda dos Acciolys e o governo fugaz de Franco Rabelo, de que a “Gazeta de Minas” dava notícias sob grandes títulos na 1ª página. De resto, um pouco de estilo de viver era comum a todo o País, e os costumes familiares do seu Estado não diferiam muito dos da minha terra. Finalmente, fui, como você e Berenice (amiga a quem muito quero) titular da “Economizadora Paulista”, e acabei liquidando os meus “coupons” que, dada a inflação, perderam o valor... Mas, independente de tudo isso, “Infância na Granja” me agradou pelo que vale como reconstituição do meio social, com isenção e senso de humor.
    Grato pela oferta do volume, abraça-o cordialmente, com admiração, o

Fonte: BLOGRANJA

Urgente

Um moto Biz 125cc, ano 2009 (foto), foi roubada por volta de 1:00h da manhã de hoje. A moto estava estacionada próximo à praça do coreto. O proprietário já deu queixa na Delegacia Regional de Polícia Civil. A placa é HYW 7302, qualquer informação sobre o paradeiro da moto, favor entrar em contato com os tels: 3621-1485/ 3621-0777 / 9605-0587 / 9615-4528. Falar com Revellis. Caso queiram denunciar diretamente à polícia, ligue para 3621-6475. A denúncia pode ser anônima.

O ASFALTO TROUXE O ASSALTO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisdicEmn17eL-0UFka1tI2aFSzddOkehvBMn7hufGtS0lh2kxFhJ82VuwAdDtKpG_2iHlbt4V2YWxvaHQJJWM_XJnVcQOfCwtGPKnq_Q5UlPkCThcSSwc1r3dDvEvK7pw19ErpleymVCle/s320/gony.jpgO deputado Gony Arruda (PSDB) pediu ao setor de Segurança Pública do Estado uma maior atenção com a Zona Norte do Estado. Segundo ele, com a construção do trecho da rodovia Estruturante até Viçosa do Ceará passando por Granja, aumentou muito o número de casos de violência naquela área do Estado. Ele revelou que até no distrito de Parazinho, em Granja, são registrados assaltos a posto.A estrada é muito importante para o progresso daquela região do Estado, levando progresso. Mas as autoridades devem ficar atentas porque o progresso também leva a violência própria dos grande s centros urbanos, frisou Gony, alertando ao DER que a nova estrada precisa ser melhor sinalizada.

Fonte: Blog do Macário | Via: CamocinOnline.com

Enquanto isso nas ruas de Granja… (3)

Carro atola em uma das principais avenidas da cidade.

atoleiro 001

atoleiro 004

atoleiro 003

E os bancos?

DSC04133 

A quase dois meses da conclusão da reforma na tradicional praça do colégio, o local ainda continua sem os bancos. Não sei se esse é um novo padrão de praça ou se os bancos ainda vão chegar. Só sei que enquanto isso quem frequenta a praça não tem onde se sentar.

Lula: quero entrar para a história com empréstimo ao FMI

 

image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que gostaria de entrar para a história como o presidente que emprestou "alguns reais" para o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Você não acha chique o Brasil emprestar dinheiro para o FMI?", disse. "Eu passei parte da minha juventude carregando faixa contra o FMI no centro de São Paulo."

O Brasil já decidiu que vai colocar recursos no fundo, tornando-se credor pela primeira vez na história. Falta, agora, definir o montante e analisar os detalhes do mecanismo, para não reduzir o valor das reservas internacionais.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o valor da colocação brasileira pode ser anunciado nos próximos dias. O mecanismo escolhido é subscrever uma emissão de títulos do FMI, que devem entrar nas reservas. Ou seja, na prática, a operação pode aparecer como uma diversificação. Ao invés de títulos do governo norte-americano, por exemplo, uma parte das reservas será aplicada nos títulos do fundo. Dessa forma, os US$ 200 bilhões acumulados pelo País não seriam reduzidos. "Precisamos analisar os detalhes das regras, mas já tivemos uma sinalização positiva de Strauss-Kahn (diretor-gerente do FMI)", disse Mantega.

O governo brasileiro decidiu colocar recursos no fundo mesmo antes da revisão de cotas, recuando assim de sua posição anterior. Na reunião preparatória de ministros do G-20, há duas semanas, Mantega havia dito que novos recursos só seriam liberados se os países emergentes pudessem ter participação maior na instituição - o Brasil tem 1,7% e a China, 3%.

No entanto, hoje o ministro afirmou que "a revisão de cotas não é tarefa fácil" e que a questão será "marginalizada". "Com os novos instrumentos (do FMI), são outras regras que passam a valer", disse. O fundo criou recentemente uma linha flexível, sem as tradicionais exigências.

A China já anunciou que vai colocar US$ 40 bilhões, além dos US$ 10 bilhões do Canadá, US$ 100 bilhões do Japão, US$ 7,15 bilhões da Noruega e US$ 102 bilhões da União Européia.

 

Fonte: Msn.com

Entrevista com José Xavier Filho

Confira a entrevista com o presidente do Instituto José Xavier – Granja – Ceará

Roteiro: Ismael Aguiar

Edição e Produção: Mário Jordany